top of page
  • Foto do escritorLuan Batista

5 perguntas importantes sobre áreas de lazer em condomínios.



Ao decidir comprar um apartamento, existem várias considerações a serem feitas, e uma delas é a área de lazer do condomínio. Trata-se de um assunto bastante relevante. Por isso, selecionamos as principais perguntas para ajudar você a entender melhor sobre esses espaços tão desejados.


O que é considerado uma área de lazer? Como o próprio nome sugere, uma área de lazer é qualquer espaço destinado ao relaxamento, diversão ou atividades recreativas. Em condomínios, essas áreas podem variar significativamente, atendendo a diferentes públicos. Atualmente, é possível encontrar desde áreas dedicadas a animais de estimação até espaços de trabalho compartilhados.


Quais são as áreas de lazer comuns em condomínios? Há uma ampla variedade de comodidades disponíveis, especialmente em empreendimentos imobiliários recentes. Afinal, ter facilidades dentro do próprio condomínio é uma das tendências do mercado imobiliário. Algumas das áreas de lazer mais comuns incluem:

  • Espaço de beleza;

  • Brinquedoteca;

  • Piscina;

  • Playground;

  • Quadra poliesportiva;

  • Espaço gourmet;

  • Salão de festas;

  • Churrasqueira;

  • Área para animais de estimação;

  • Sala de jogos.

É importante ressaltar que estamos nos referindo apenas às áreas de lazer. Se fossemos listar todos os espaços disponíveis em um condomínio, a academia, espaço de negócios, minimercado, bicicletário e outros também seriam incluídos.


As áreas de lazer aumentam o valor da taxa de condomínio? Essa é uma dúvida bastante comum. Afinal, a lógica nos leva a pensar que quanto mais conveniências e comodidades, maior será o custo de vida, correto? No entanto, não é bem assim que funciona.


A taxa de condomínio é composta por todas as despesas relacionadas ao condomínio, incluindo custos de manutenção, salários dos funcionários, energia elétrica, água e impostos. Tecnicamente, as áreas de lazer aumentariam as despesas devido ao uso e manutenção frequentes.



Entretanto, o fator determinante para compreender o valor cobrado na taxa de condomínio é o número de apartamentos. Os custos totais são divididos entre os moradores. Dessa forma, quanto mais unidades existirem, menor será o custo individual.

Os visitantes podem usar as áreas de lazer do condomínio? Essa é uma das perguntas que mais geram discussão sobre as áreas de lazer: os visitantes podem ou não utilizar essas áreas no condomínio?


A resposta curta é que depende. É claro que espaços como salões de festas ou áreas gourmet, destinados ao convívio social, não fazem sentido serem restritos.


No entanto, como não existem leis que regulamentam esse assunto, a decisão sobre se um convidado pode utilizar a piscina do condomínio, por exemplo, fica a cargo do regimento interno. Portanto, o ideal é verificar as regras estabelecidas no regulamento.

12 visualizações0 comentário
bottom of page