top of page
  • Foto do escritorLuan Batista

Tendência do crescimento dos apartamentos pequenos

É inegável que atualmente existe um número crescente de pequenos apartamentos crescendo, e isso não é algo recente, isso vem acontecendo ano a ano desde de 2009 a 2019 o tamanho dos apartamentos caiu de mais ou menos 75m² para mais ou menos 50m², para entender isso precisamos analisar fatores demográficos, econômicos e sociais.

Como dito acima o tamanho dos apartamentos vem diminuindo e isso é algo que se deve a uma série de motivos, e o primeiro a ser citado serão os fatores sociais, estes fatores tem relação com as mudanças do estilo de vida da população e do crescimento do número de pessoas. Hoje em dia as pessoas passaram a casar mais tarde, ou seja quando saem de casa não buscam por apartamentos maiores para constituir uma família, mas sim um imóvel flexível, perto de metrô, lazer e principalmente em uma boa região. Seguindo isso a população vem tendo a cada ano uma redução no número de filhos, logo exigindo menos espaço, outro fator é que os filhos vem saindo cada vez mais cedo de casa, porém estes jovens não possuem um grande orçamento isso faz com que tenham que morar em zonas mais periféricas ou ir para imóveis menores. E por último não é possível esquecer o crescente número de divórcios.

Ainda nesse tema, sabemos que a arquitetura dos apartamentos também diz muito sobre como a população está se comportando, para ver ver isso é apenas olhar para o como as salas e as varandas passaram a ter maior espaço nos apartamentos, justamente por conta de uma crescente necessidade do convívio familiar, além disso isso é uma maneira mais prática de se viver, principalmente quando falamos de imóveis com áreas compartilhadas bem elaboradas.

Agora para o lado econômico, temos uma busca por uma vida mais barata, mais fluida, pensando nisso podemos concluir que a troca frequente de casas passa a ser mais comum, logo existe uma rotação grande de imóveis. Por outro lado, grandes metrópoles como São Paulo sofrem com a falta de espaço, tornando menor a possibilidade de apartamentos grandes, pois estes ocupam muito espaço e possuem menos apartamentos disponíveis.

Juntando tudo isso podemos, concluir que a tendência dos pequenos apartamento não é apenas, um movimento do mercado, mas sim uma junção da mudança do estilo de vida da população e da economia, fazendo com que a tendência continue a crescer enquanto o mercado caminhar nesse caminho, focando em atividades fora de casa e no convívio social. Por fim, não resta nada além de aceitar esta mudança de arquitetura e apartamento nas grandes cidades, pois estas irão perdurar por pelo menos mais 5 anos.

Para mais matérias com essa e conteúdos imobiliários clique em saiba mais.




0 visualização0 comentário
bottom of page