top of page
  • Foto do escritorLuan Batista

A utilização de plantas na decoração

Atualmente a utilização de plantas na decoração vem se tornando cada vez mais comum, além de adicionarem cor e refrescarem o ambiente elas também podem ter outras finalidades como servir de horta, preencher espaços de e servir de hobby. Por conta disso, separamos algumas dicas e espécies de plantas que combinam com muitos tipos de decoração e rotinas de A à Z.

Primeiramente é importante saber o que a cor verde transmite para sabermos quais mudanças ela pode trazer para sua casa e para você morador; a cor verde é responsável por transmitir saúde, bem estar equilíbrio e harmonia, porém pensando que plantas não possuem apenas a cor verde elas podem transmitir uma infinidade de sensações. Mas colocar uma planta viva no seu imóvel não é tão simples assim, pois como uma pessoa, plantas precisam de cuidados que devem ser providenciados antes de colocar uma planta em qualquer lugar. A primeira coisa que você deve se atentar são as horas de sol, e se a planta é uma que precisa de muito sol ou uma uma planta mais delicada, na jardinagem existem 4 tipos de sol, o sol pleno, meia sombra, sombra e breu que equivalem a 8,4,2 horas de incidência de luz na planta e o breu é a ausência de luz na planta. Além disso, é importante saber que luz solar não é a mesma coisa que calor, uma planta pode ter contato com o sol da manhã e não ser um lugar quente e sobreviver, mas outra pode ficar pegando o sol do meio dia e morrer por ficar pouco tempo no sol. A 2ª dica para plantas é deixá-las á vista para ficar sempre de olho no estado delas e como elas respondem, a 3ª é adubar sua planta de vez em quando, nem que seja com a borra do café e a 4ª e última é não deixar a terra do vaso exposta pois dessa forma a terra do vaso perde mais umidade e é necessário regar a planta mais vezes.

Agora que já pontuamos os cuidados básicos de uma planta, podemos falar das plantas que estão na moda para as decorações do ano de 2022 e quais são os seus propósitos no ambiente. O Ficus lira, Pau da felicidade e Licuala por serem grandes são indicadas para criarem impacto e volume visual no ambiente, essas plantas se encaixam bem em vasos, entre sofás e canto da sala de jantar. Indo agora para moda dos jardins verticais as heras, samambaias, chifre de veado, tradescantias, jiboias e costela de Adão (se tiver grande espaço) são muito adaptáveis e ajudam a dar um volume na composição do ambiente, lugares bons para encaixá-las são: em vasos suspensos, penduradas no teto e na cordinha de macramê . Caso esteja buscando mais cor no ambiente o uso de flores é recomendado, porém é preciso ter uma boa luminosidade, caso você tenha use antúrios, lírio da paz, flor de cera, se tiver um pouco de sol cultive dipladenia, petúnias, azaleias e crisântemos, se você não possui luz natural experimente flores cortadas ou arranjos de flores desidratadas em vasos rústicos para um visual diferenciado.

Como nós sabemos que nem todos têm tempo para cuidar das suas plantinhas por conta da rotina, separamos uma lista com plantas que não precisam de um cuidado tão rigoroso, para você que ainda não tem plantas ou não tem o hábito de cuidar de plantas e começar a cuidar de uma.

● Tillandsia

● Hibisco

● Jibóia

● Pata-de-elefante

● Violeta

● Aglaonema

● Cactos e suculentas

● Zamioculcas

● Peperomia-marrom

● Antúrio

● Asplênio


Que tal começar com uma plantinha fácil de se cuidar? Para mais dicas e novidades clique em "saiba mais", siga a gente nas redes sociais e acompanhe o blog.



2 visualizações0 comentário
bottom of page